1º Rally Espírito Santo

Vai começar a disputa: competidores do Brasil inteiro estão no Espírito Santo

Postado em 13 de março de 2014

Doni Castilho/DFOTOS

Doni Castilho/DFOTOS

É neste final de semana… A cidade de Linhares, ES, recebe equipes de diversos estados e a população aguarda ansiosamente para ouvir o ronco dos motores

13 de março de 2014 – Amanhã será dada a largada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2014 e o estado capixaba é o ponto inicial desta disputa. Além de hospitaleira, a região contribui com excelentes trilhas (ideal para a prática do esporte a motor fora-de-estrada). A partir desta sexta-feira, pilotos e navegadores de motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões vão acelerar fundo na busca de serem os competidores mais rápidos e destemidos do País.

O percurso explorará o melhor da região do Verde e das Águas. Serão 460 quilômetros (divididos em dois dias de rali), que passarão por plantações de eucalipto, cana-de-açúcar e cacau. O terreno mesclará areia (pesada), chão batido, intercalando trechos de velocidade e travado, com várias curvas.

E não há distância que separe os participantes do desejo de vitória. De Rio Negrinho, Santa Catarina, os irmãos Guto e Ike Klaumann encararão o desafio na categoria Motos. E a competitividade do grupo será bem acirrada, uma vez que no grid estão os pilotos Jean Azevedo (multicampeão brasileiro e bicampeão do Rally Dakar), Julio Cesar Zavatti (o Bissinho), Nielsen Bueno, entre outros. “Chega a dar um frio na barriga. Faremos um roteiro inédito e que trará obstáculos diversos. O trajeto será extremamente técnico, e isso exigirá muito cautela e prudência, ao mesmo tempo que não poderemos aliviar da velocidade”, comentou Ike.

Da outra ponta do País, vem o piauiense Humberto Ribeiro, de Teresina. Ele afirma que a briga pelo pódio será bastante árdua, devido a alta qualidade técnica dos concorrentes; por isso, o objetivo é seguir focado, sem medir esforços para conquistar a vitória. “Queremos iniciar o Campeonato Brasileiro com o primeiro lugar da categoria Carros. Meu piloto, Luis Facco, garantiu que está com o pé pesado e não aliviará no pedal”, disse descontraído Ribeiro.

Amanhã, às 15h, será realizado o prólogo – tomada de tempo que definirá a ordem de largada do certame. A concentração dos boxes estará no Shopping PátioMix. O público terá livre acesso ao local nos três dias do Rally do Espírito Santo.

Programação – Rally do Espírito Santo

14 de março – sexta-feira
8h30 às 18h30 – Funcionamento da secretaria de prova
9h às 13h – Vistoria técnica dos veículos
9h30 às 11h30 – Reconhecimento da pista de prólogo
13h às 14h – Vistoria técnica dos veículos (com multa)
14h às 14h30 – Parque fechado pré-prólogo (motos, quadriciclos, UTVs)
15h às 15h30 – Parque fechado pré-prólogo (carros e caminhões)
15h – Prólogo -motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões
19h30 – Briefing e entrega de livro de bordo (motos, quadriciclos, UTVs)
20h – Briefing e entrega de livro de bordo (carros e caminhões)

15 de março – sábado
8h30 – Largada primeira moto do parque de apoio
9h – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h30 – Largada do primeiro carro no parque de apoio
11h – Largada do primeiro carro na Prova Especial
19h – Briefing (motos, quadriciclos, UTVs)
19h30 – Briefing (carros e caminhões)

16 de março – domingo
8h – Largada da primeira moto no parque de apoio
8h30 – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h – Largada do primeiro carro no parque de apoio
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial
16h – Cerimonial de premiação

O Rally do Espírito Santo é realizado por Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Linhares, Prefeitura Municipal de São Mateus, BRP Can Am, DNA Comunicação Digital, Bike Box e Calibri