Notícias

Rallymakers UTV Cup: estreia neste sábado um novo modelo de Rally Baja para São Paulo

Postado em 06 de abril de 2022
A cidade de São Carlos recebe a primeira etapa da Rallymakers UTV Cup (Créd. Nelson Santos/PhotoAction)

A cidade de São Carlos recebe a primeira etapa da Rallymakers UTV Cup
(Créd. Nelson Santos/PhotoAction)

 

Organizada pela Rallymakers, a UTV Cup chega com corridas de apenas um dia, entregando provas em formato baja, mais compactas e convidativas

O esporte a motor nacional ganha um novo campeonato off-road: a Rallymakers UTV Cup – destinada aos veículos tipo UTV. O circuito paulista promete aquecer o esporte no Sudeste e oferecer mais acessibilidade aos pilotos da região. A primeira etapa será realizada neste próximo sábado, 09 de abril, na cidade de São Carlos (SP). As inscrições seguem abertas em www.rallymakers.com.br.

“O off-road do estado de São Paulo pedia por uma prova multimarca em um novo formato: um dia de competição, etapas técnicas, a um custo mais acessível e, ainda, que ofereça um ambiente aconchegante para as famílias dos competidores que desejarem acompanhar as provas; e tudo isso de forma segura e atrativa”, diz o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.

Presença internacional enaltece a UTV Cup

E para acelerar nesse percurso estão confirmadas grandes feras da modalidade. Entre os destaques deste grid está a norte-americana Sara Price, hoje uma das principais pilotos do off-road internacional. A californiana de 29 anos começou no motocross, conquistando 17 títulos nacionais. Foi também medalha de ouro nos X-Games.

Sobre quatro rodas, competiu na série de picapes Stadium Off-Road Trucks; participou de inúmeras provas de Baja, e hoje acelera na série Extreme E, de buggies elétricos, em que defende a Chip Ganassi Racing ao lado do compatriota Kyle LeDuc. Além disso, atua como dublê em cenas de ação para filmes e séries, e chegou a concorrer ao título de Miss de seu estado natal.

Ainda haverá a estreia entre os UTVs de dois grandes pilotos do off-road nacional: o paulista Lucas Moraes, que começou nas duas rodas (motocross) e, posteriormente, migrou para a categoria Carros, seguindo os passos do pai, Marcos Moraes. Ele venceu o Sertões em 2019, e é considerado um dos mais rápidos da atualidade.

O outro é o mineiro Francine Rossi – com 30 anos de carreira no motociclismo, é o atual campeão Brasileiro de Rally Baja na categoria Moto 2. “Sempre andei de moto, e agora vou sentir a sensação de pilotar um UTV, algo que imagino ser bem diferente, por ser quatro rodas e com tração 4×4. É certo que precisarei desenvolver uma rápida adaptação no quesito pilotagem”, considera.

Para colocar charme à velocidade nas trilhas, há mais três competidoras para representar as mulheres no esporte: a piloto Vanessa Monteiro de Barros Mac Dowell, e as navegadoras Minae Miyauti e Isabella Campos.

Programação

A etapa de abertura da Rallymakers UTV Cup terá um circuito de 25 quilômetros todo sinalizado, com os mais diversos tipos de obstáculos off-road. O parque de apoio ficará em um campo de futebol no distrito de Água Vermelha, a 1 quilômetro de distância da largada.

Na sexta-feira (08), a programação tem início às 12h, com abertura do parque de apoio, seguida da secretaria de prova, às 15h. A largada da primeira bateria será no sábado (09), às 11h, com as demais provas marcadas para às 13h e 15h. A premiação está prevista para às 16h30.

 

Calendário 2022 – Rallymakers UTV Cup

1ª etapa

09 de abril – São Carlos

2ª etapa

28 de maio – Sorocaba

3ª etapa

09 de julho – Socorro

4ª etapa

10 de dezembro – Santa Bárbara D’Oeste

 

Patrocínio e apoio: Polaris One, Casarini, Kondz, Cotton Racing, Garage de France, Central Park Plaza Shopping e Urbanismo, GC Rally Team e Prefeitura Municipal de São Carlos

Supervisão: Confederação Brasileira de Motociclismo