1º Rally Espírito Santo

Rally do Espírito Santo: categoria UTV em ascensão no Brasil

Postado em 11 de março de 2014

210_DoniCastilho-9241Os UTVs foram oficializados no rali nacional em 2012 e, desde então, é a categoria que mais cresce no País. Competidores demonstrarão a vocação dos veículos durante o Rally do Espírito Santo. Inscrições para a prova terminam hoje

11 de março de 2014 – A etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country distribuirá emoções. Com cinco categorias – motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões -, o Rally do Espírito Santo será realizado neste final de semana, 14 a 16, na cidade de Linhares, ao Norte do Espírito Santo. Organizado pela Rallymakers, o evento estará concentrado no estacionamento do Shopping PátioMix.

Dentre os veículos expostos, os UTVs despertarão a maior curiosidade. Com aparência dividida entre os quadriciclos e os carros, é uma concepção de utilitário que, preparado para o rali, tem atraído diversos participantes. As siglas significam Utility Task Vehicle, e na tradução livre: Veículo Utilitário Todo Terreno. “O UTV é bem diferenciado dos quadriciclos e também dos carros, embora possua volante, bancos e acomode duas pessoas. É pequeno, rápido e resistente. Vai se dar muito bem nas características da prova capixaba”, explicou o diretor presidente da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.

O piloto Bruno Sperancini, detentor de três títulos nacionais (um nos quadris, e dois nos UTVs), é um dos grandes incentivadores da categoria. “Tenho orgulho de ter colaborado para o surgimento do grupo. Hoje, trabalho na divulgação da categoria, com a confiança das pessoas de todo o meio off-road. Isso me realiza como competidor”, comentou ele, que em 2014 correrá com um Can Am Maverick.

O Rally do Espírito Santo terá cerca de 460 quilômetros, divididos em dois dias. As especiais – trecho cronometrado – serão bem técnicas, com diversos obstáculos off-road. Entre o mar e a serra, os participantes passarão por plantações de eucaliptos, cana-de-açúcar, cacau e descampados, privilegiando as lagoas – maior característica de Linhares.

“Eu escolhi a categoria UTV porque as máquinas são muito potentes e seguras. Isso faz com que a competitividade entre os pilotos seja alta. Desta forma, as minhas expectativas para essa primeira prova do Campeonato Brasileiro são as melhores possíveis, uma vez que o local também é inédito”, disse o piloto Rodrigo Varela, que também acelerará um Can Am Maverick.

A população está convidada para participar do evento, o acesso é gratuito. Acompanhe abaixo a programação do Rally do Espírito Santo.

Programação – Rally do Espírito Santo

14 de março – sexta-feira
8h30 às 18h30 – Funcionamento da secretaria de prova
9h às 13h – Vistoria técnica dos veículos
9h30 às 11h30 – Reconhecimento da pista de prólogo
13h às 14h – Vistoria técnica dos veículos (com multa)
14h às 14h30 – Parque fechado pré-prólogo (motos, quadriciclos, UTVs)
15h às 15h30 – Parque fechado pré-prólogo (carros e caminhões)
15h – Prólogo -motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões
19h30 – Briefing e entrega de livro de bordo (motos, quadriciclos, UTVs)
20h – Briefing e entrega de livro de bordo (carros e caminhões)

15 de março – sábado
8h30 – Largada primeira moto do parque de apoio
9h – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h30 – Largada do primeiro carro no parque de apoio
11h – Largada do primeiro carro na Prova Especial
19h – Briefing (motos, quadriciclos, UTVs)
19h30 – Briefing (carros e caminhões)

16 de março – domingo
8h – Largada da primeira moto no parque de apoio
8h30 – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h – Largada do primeiro carro no parque de apoio
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial
16h – Cerimonial de premiação

O Rally do Espírito Santo é realizado por Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Linhares, Prefeitura Municipal de São Mateus, BRP Can Am, DNA Comunicação Digital, Bike Box e Calibri