8º Rally Barretos 2014

Rally Barretos: do berrante ao ronco do motor

Postado em 16 de julho de 2014

Doni Castilho/DFOTOS

Doni Castilho/DFOTOS

O Parque do Peão em Barretos será ocupado neste final de semana pelas equipes do automobilismo off-road. Pelo oitavo ano consecutivo, o ronco dos motores dará o tom na terra do rodeio

16 de julho de 2014 – O berrante é o instrumento feito de chifre de boi com detalhes em couro, utilizado pelos peões de boiadeiro. Ele emite sons agudos e graves, e cada toque é uma senha avisando a hora do almoço, momento de recolher, sinal de perigo e orientação para o sinueiro (boi que comanda a boiada). Longe de querer tomar este espaço… Apenas, pegando emprestado… Mas, a partir desta sexta-feira, 18, o som mais alto que se ouvirá no Parque do Peão, em Barretos, SP, será dos motores de motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões.

Trata-se do 8º Cross Country Rallymakers Barretos, que dará continuidade aos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja, válido pelas 7ª e 8ª etapas de ambos. Serão disputadas duas especiais de 140 quilômetros – uma por dia, totalizando 280 quilômetros de trechos cronometrados (com mais 78 quilômetros de deslocamentos).

“Essa é uma prova de alta velocidade, por isso, a estratégia será manter o ritmo forte do início ao fim, mas com cuidado para não danificar o veículo”, comentou o piloto José Mauro de Almeida, da categoria UTV, que elogiou o evento. “A organização deste rali é impecável. Sempre bem sinalizado, com o parque de apoio em um lugar estratégico, que estimula a presença do público”, completou. Por estar dentro do Parque do Peão, inevitavelmente, todos os participantes sentem o clima dos tropeiros.

O roteiro já está definido. As tradicionais lombadas serão mantidas, em sequência de inúmeras curvas, setores de retas e, provavelmente, muita poeira. A competição cruzará os canaviais e seringais da região, e área de pastagens, com vastos descampados.

Estreando no Rally Barretos, o piloto Matheus Praetorious (também da categoria UTV) já pensa na vitória. “Minhas expectativas são boas para essa primeira participação no certame. Meu objetivo é vencer, e para isso precisarei manter a concentração do início ao fim”, afirmou Praetorious.

A largada para o Rally Barretos está programada para sábado, 19, a partir das 9h30. A competição prossegue no domingo, às 8h. O encerramento, com a premiação dos campeões está prevista para às 15h30. Para ficar por dentro das notícias, acesse o site oficial: www.rallymakers.com.br e clique no link Rally Barretos.

Programação – 8º Cross Country Rallymakers Barretos

18/07 – 6ª feira

9h30 – Abertura da secretaria de prova
13h às 15h – vistorias técnicas CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo
13h às 17h – vistorias técnicas CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo
18h30 – Fechamento da secretaria de prova
19h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
20h – Briefing Carros/Caminhões

19/07 – Sábado
8h – Abertura da pista de prólogo para o reconhecimento a pé
9h – Encerramento do reconhecimento
9h30 – Prólogo Carros/Caminhões
10h – Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
12h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h30 – Previsão de largada motos na Especial Indoor
18h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
21h – Evento Promocional

20/07 – Domingo

8h – Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h – Início do Super Prime para Motos/Quadris/UTVs seguido de premiação
13h30 – Início do Super Prime para Carros e Caminhões seguido de premiação
15h30 – Cerimonial de encerramento

*Pode haver alteração nos horários e quilometragem de percurso

O 8º Rally Cross Country Rallymakers Barretos é realizado pela Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, Bike Box e DNA Comunicação Digital