Sem categoria

Projeto Ideia Fixa e Rallymakers: maratona de ações marcaram o 10º Rally Barretos

Postado em 08 de março de 2016

Ações surpreendem beneficiados que também emocionaram com homenagens! O Projeto Ideia Fixa realiza diversos trabalhos pelo Brasil e, para aumentar ainda mais essa corrente solidária, conta com os organizadores das etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja277375_582980_nsj_4805

Em parceria com a Rallymakers, o Ideia Fixa mais uma vez chegou à Barretos, SP, com o propósito de realizar ações em diversos locais da cidade. O 10º Rally Barretos foi realizado de 04 a 06 de março, e reuniu competidores de diversas regiões do País, nas categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros.

E cada rali é uma oportunidade de se fazer o bem, com atividades que vêm recheadas de surpresa, emoção e resultados positivos. Independente da condição social ou dos problemas enfrentados por alguns beneficiados, a alegria sempre dá o tom aos encontros.

Em Barretos, tudo funcionou perfeitamente, e as quatro visitas programadas funcionaram como um relógio suíço. Todas as ações ocorreram na sexta-feira, dia 04, sendo a primeira, pela manhã, no Centro de Juventude 2, onde o Projeto Ideia Fixa já era esperado com surpresas emocionantes – afinal, sem as emoções, sequer é possível perceber o significado dos acontecimentos.

As crianças, monitores e todos os presentes assistiram atentamente ao Teatrinho do Tupício, com suas histórias de vida, exemplos de moral e bons costumes e muitos ensinamentos, complementados posteriormente pela criadora do projeto, a jornalista e escritora Tânia Mara Carvalho, que não conteve a emoção ao receber de uma aluna do Centro, uma mandala da logo da Rallymakers, carinhosamente feita por eles, usando arroz, café e milho (além de cartazes alusivos a esta visita).

Foram entregues a eles as sacolas sociais Duda & Adelina recheadas com livros, kits de higiene bucal, kits de higiene pessoal e muito mais. Ouve ainda o momento da troca, quando as crianças puderam, entre si, trocar itens contidos nas sacolas.

Seguindo o cronograma o furgão do Ideia Fixa seguiu para o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura, afim de descarregar 800 quilos de doações diversas para as famílias desabrigadas pelo incêndio no Residencial Dr. Luiz Spina – Condomínio Turi. Ali foram entregues roupas, brinquedos, TV, aparelho de som, secadores de cabelo, produtos de higiene pessoal da Perfumaria EMY, sapatos, roupas de cama etc.

A terceira ação do dia foi realizada com a turminha da tarde do Centro de Juventude 2. Poderia até parecer repetição de tudo o que já havia sido feito na manhã do mesmo dia. Mas, não foi! O interesse das crianças e dos adolescentes fez com que Tânia Mara estendesse o discurso e instigasse a interação deles. O que ocorreu de forma positiva e proveitosa.

“Sou a coordenadora do Centro de Juventude e, em nome das crianças e equipe, agradecemos a visita de vocês que foi extremamente importante, pelos temas abordados, carinho e respeito. Dá para ver que tudo foi pensado em detalhes. Incrível, adoramos conhecer a história do Ideia Fixa e fizemos a mandala para a Rallymakers, com o objetivo de mostrar um pouco do nosso trabalho no Centro. Obrigada a todos vocês”, frisou, Camila Barbosa Pedroso.

Para finalizar a maratona do bem, chegou a hora de beneficiar o Projeto Contando Contos, que recebeu os 360 livros de histórias infantis, contemplando as 120 crianças da Creche Nossa Casinha. “É provado que a emoção nos motiva a agir. Em minha experiência ao longo destes anos de ações, percebi que a emoção pode viciar. E que ela é tão intensa como a adrenalina que o rali proporciona. Tenho certeza que é por isto que continuo firme com minha Ideia Fixa de fazer o bem. A emoção também pode colaborar para memorizarmos fatos. Consigo me lembrar das situações que vivi com estas crianças e a carga emocional é intensa. Nossas ações poderiam parecer repetitivas, ou seja, são sempre no mesmo formato. Porém, em cada lugar, momento, instituição, nos deparamos com pessoas diferentes. Cada qual com sua história, trazendo sua bagagem, não importando a idade! Por isto, cada ação é única e diferenciada. Repleta de sentimentos de gratidão, de alegria, de reconhecimento, de amor e respeito ao próximo. Enfim, é o rali deixando sua marca no coração de tantos beneficiados (que nesta etapa deve ter se aproximada a 1 mil, se contarmos o grande número de doações entregues ao Fundo de Solidariedade). Que venham as próximas. O ano esta só começando!”, completou Tânia Mara.

O Projeto Ideia Fixa é um dos mais antigos e contínuos trabalhos sociais dentro das provas de rali no Brasil. São 14 anos de existência, com números que impressionam. Até o momento, mais de 136 mil pessoas em 16 Estados foram beneficiadas com doações, que somam 206 toneladas. As ações incluem ainda a distribuição de 156 mil livros, novos e usados.

Parceiros do Ideia Fixa: ASA Alumínio, ASI – Associação Sul Mineira de Imprensa, Can Am BRP, Implar, Instituto Duda e Adelina, Perfumaria Emy, Rallymakers, Revista Prómoto, RNN Sports, Unicesumar, Piffer, Vilamonge Café e W3B Soluções Inteligentes. 

O 10º Rally Barretos tem apoio da Prefeitura de Barretos, os Independentes, Bike Box, Divino Fogão, FD Stands & Displays e Cennarion. Promoção Black Box