8º Rally Barretos 2014

Mulheres elaboram estratégias para conquistar o pódio do 8º Rally Barretos

Postado em 10 de julho de 2014

Ricardo Leizer

Ricardo Leizer

Elas formam um grupo pequeno, mas com a força, a garra e a habilidade de quem sempre entra em uma disputa para vencer. Mais uma vez, as mulheres brilharão no Parque do Peão

10 de julho de 2014 – Elas são poucas, mas continuam escrevendo a história do sexo feminino no esporte fora-de-estrada. E o próximo capítulo delas será no 8º Cross Country Rallymakers Barretos, que será realizado de 18 a 20 de julho, em Barretos, no interior de São Paulo. Até o momento, o grid conta com mais de 80 veículos, sendo que deste número, seis mulheres estarão no meio de tantos homens.

Respeito, humildade e competência. São essas três palavras que comandarão as pilotos Moara Sacilotti (moto) e Helena Deyama (UTV), e as navegadoras Ádila Homam (UTV), Adriana Parra (UTV), Ana Carolina Braga (carro) e Minae Miyauti (carro). Ao longo dos cerca de 300 quilômetros de roteiro, elas brigarão pela vitória (cada qual em sua categoria) das 7ª e 8ª etapas dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja.

Chamada carinhosamente por Heleninha, a piloto está presente nos principais desafios do rali desde os 17 anos. “Quando comecei a competir no cross country, em 1999, não haviam mulheres pilotando e fui a pioneira como dupla feminina no rali, fato que causou muita curiosidade e admiração entre os participantes, público e mídia”, contou ela. “Nós temos uma grande responsabilidade, porque as atenções sempre recaem sobre nós, como conseguir bons resultados para provarmos que somos capazes, principalmente em ambientes com predominância masculina”, apontou Helena.

Já na categoria Motos, Moara é a representante feminina. A piloto acredita que o esporte exige bastante do preparo físico, concentração e frieza para pilotar sozinha, sobretudo em lugares inóspitos e enfrentando inúmeros obstáculos naturais. “Eu sou muito competitiva e quero ganhar de todos os meus concorrentes, mas não sinto qualquer cobrança em vencê-los por ser mulher. Acredito que na verdade a responsabilidade maior é deles, em ganhar de mim, pois eles nunca querem perder para uma mulher”, salientou Moara.

Para conhecer essas personalidades, basta visitar o parque de apoio que estará montado no Parque do Peão, na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, 428, Jardim Ramos, Barretos, SP. Para mais informações, acesse o site: www.rallymakers.com.br.

Programação – 8º Cross Country Rallymakers Barretos

18/07 – 6ª feira

9h30 – Abertura da secretaria de prova
13h às 15h – vistorias técnicas CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo
13h às 17h – vistorias técnicas CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo
18h30 – Fechamento da secretaria de prova
19h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
20h – Briefing Carros/Caminhões

19/07 – Sábado
8h – Abertura da pista de prólogo para o reconhecimento a pé
9h – Encerramento do reconhecimento
9h30 – Prólogo Carros/Caminhões
10h – Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
12h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h30 – Previsão de largada motos na Especial Indoor
18h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
21h – Evento Promocional

20/07 – Domingo

8h – Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h – Início do Super Prime para Motos/Quadris/UTVs seguido de premiação
13h30 – Início do Super Prime para Carros e Caminhões seguido de premiação
15h30 – Cerimonial de encerramento

*Pode haver alteração nos horários e quilometragem de percurso

O 8º Rally Cross Country Rallymakers Barretos é realizado pela Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, Bike Box e DNA Comunicação Digital