1º Rally Espírito Santo

Dias de expectativa para o Rally do Espírito Santo

Postado em 12 de março de 2014

1203_DoniCastilho-4004É neste final de semana. Equipes de diversas regiões do Brasil começam a se deslocar para a cidade de Linhares, ES

12 de março de 2014 – Apenas dois dias e as maiores feras do cross country nacional estarão acelerando suas máquinas pelas trilhas da cidade de Linhares, ES. De 14 a 16 de março, a velocidade é a palavra de ordem para esses competidores, que disputarão “segundo a segundo” o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2014. Até o mês de dezembro, milhares de quilômetros serão percorridos de Norte a Sul do Brasil.

O ponto de partida é o Estado do Espírito Santo, que depois de muitos anos, retorna ao calendário nacional. Mas a sede, Linhares, faz sua estreia no cenário off-road. “Estamos bastante contentes de levar o rali para uma região tão importante do nosso País, colaborando também com o turismo e com a economia local. Reuniremos uma caravana de mais de 400 pessoas no município, que está despendendo muito esforço para nos recepcionar da melhor forma possível”, comentou o diretor presidente da Rallymakers – empresa organizadora do evento -, Fernando Bentivoglio.

O parque de apoio do rali será no estacionamento do Shopping PátioMix. O prólogo – tomada de tempo que definirá a ordem de largada – acontecerá na sexta-feira, a partir 15h. A população está convidada e para garantir um bom lugar é interessante chegar ao local às 14h30. Os boxes das equipes também estarão abertos. O acesso do público ao Rally do Espírito Santo é gratuito.

A largada da primeira etapa está marcada para às 8h, de sábado, 15, com partida da primeira moto. Diferentemente das corridas de pista, no rali os veículos largam individualmente. O certame prossegue no domingo, a partir das 8h30.

Para destacar os participantes capixabas, a Rallymakers criou a categoria Motos Regionais. O interesse dos pilotos locais comprova a vocação do Espírito Santo para o rali cross country. “A maioria dos motociclistas da região é praticante do Enduro de Regularidade e Enduro FIM. Agora, teremos a oportunidade de experimentar uma modalidade nova e, quem sabe, fomentar uma nova categoria por aqui”, disse o piloto de Linhares, Francisco Luis da Silva Felner.

Da mesma opinião, compartilha o piloto Lessandro Fereguetti, também de Linhares. “Ter uma categoria exclusiva para nós é importante, pois incentiva o pessoal que não participará de todo o campeonato, e aqueles que tem pouca experiência em rali. Será minha estreia”, declarou o piloto

O Rally do Espírito Santo terá aproximadamente 460 quilômetros, divididos em dois dias. O percurso atravessará plantações de eucalipto, cana-de-açúcar e cacau. O terreno apresentará areia (pesada), chão batido, intercalando trechos de velocidade e travado, com várias curvas.

Programação – Rally do Espírito Santo

14 de março – sexta-feira
8h30 às 18h30 – Funcionamento da secretaria de prova
9h às 13h – Vistoria técnica dos veículos
9h30 às 11h30 – Reconhecimento da pista de prólogo
13h às 14h – Vistoria técnica dos veículos (com multa)
14h às 14h30 – Parque fechado pré-prólogo (motos, quadriciclos, UTVs)
15h às 15h30 – Parque fechado pré-prólogo (carros e caminhões)
15h – Prólogo -motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões
19h30 – Briefing e entrega de livro de bordo (motos, quadriciclos, UTVs)
20h – Briefing e entrega de livro de bordo (carros e caminhões)
15 de março – sábado
8h30 – Largada primeira moto do parque de apoio
9h – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h30 – Largada do primeiro carro no parque de apoio
11h – Largada do primeiro carro na Prova Especial
19h – Briefing (motos, quadriciclos, UTVs)
19h30 – Briefing (carros e caminhões)

16 de março – domingo
8h – Largada da primeira moto no parque de apoio
8h30 – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h – Largada do primeiro carro no parque de apoio
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial
16h – Cerimonial de premiação

O Rally do Espírito Santo é realizado por Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Linhares, Prefeitura Municipal de São Mateus, BRP Can Am, DNA Comunicação Digital, Bike Box e Calibri